Fundada em 1987, a Tots & Teens iniciou suas atividades como escola preparatória para alunos de 3 a 18 anos de idade, de todas as nacionalidades, ingressarem em escolas americanas e britânicas no Brasil e no exterior.

No entanto, desde dezembro de 2013 teve os seus cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), reconhecidos pelo MEC. Assim, passou a oferecer o Currículo Bilíngue, priorizando a qualidade de ensino, promovendo o desenvolvimento da autoconfiança e habilidades individuais dos alunos, estimulando o aprendizado e garantindo resultados confiáveis e eficientes, atendendo os objetivos educacionais mais exigentes.

As aulas em Português iniciam-se no 1º ano, pois nessa etapa de escolarização as crianças estão no auge do processo de aquisição da escrita e de desenvolvimento cognitivo, sendo um período riquíssimo para novas descobertas. É fundamental haver um trabalho de alfabetização em Português que reforce a aprendizagem dessa língua sem interferir no ensino do Inglês e vice-versa.

O curso bilíngue da Tots & Teens possui uma estrutura diferenciada que oferece um programa em período integral, das 8h30 às 16h45, com 1h15 de intervalo entre o período da manhã e o da tarde. Dentro dessa carga horária, os alunos contam com 4 horas de aulas em português em um período e 3 horas em inglês no contraturno, totalizando 7 horas de instrução diária. A facilidade da aquisição do inglês e do português, assim como de adaptação social dos alunos, ocorre graças ao número reduzido de alunos em sala e ao ambiente multicultural em que estão inseridos.

Diferenciais da Educação Infantil em Inglês

Iniciar o aprendizado de uma segunda língua na infância permite maior internalização – aquela que nunca se esquece. É nesse período que a criança não tem vergonha de se expor e de experimentar. Seu cérebro faz mais conexões, e, portanto, ela adquire mais chances de se tornar fluente na língua. Uma criança aprende a falar o seu próprio idioma não através do estudo formal da língua, mas sim, por meio da repetição e imitação da fala com seus familiares. O estímulo vem do contato diário com a língua e é nesse momento que o primeiro aprendizado ocorre: a compreensão do que está sendo dito. A Tots & Teens leva todos esses aspectos em consideração.

Um dos grandes pontos que distinguem a instituição é o fato de o aluno adquirir fluência no idioma inglês em um curto tempo, através da utilização de metodologia diversificada. Em uma área exclusivamente projetada, as crianças de 3 a 5 anos são expostas a um ensino intensivo da língua inglesa, além de participarem de atividades de pré-escrita, pré-leitura, matemática, estudos sociais, música e arte.

Alfabetização Bilíngue

A partir dos 6 anos, inicia-se a alfabetização propriamente dita, utilizando a fonética e a leitura global. Ao completarem 8 anos, os alunos são divididos de acordo com o seu nível inicial de conhecimento da língua inglesa. Nesta fase, é trabalhada a fluência escrita e oral, além da compreensão auditiva, por intermédio da utilização de material didático importado.

Como na escola existem alunos de 38 nacionalidades distintas, ocorre grande intercâmbio cultural. Dessa forma, o inglês não é apenas uma disciplina, mas, também, uma ferramenta única de comunicação, facilitando, assim, ainda mais o aprendizado.