A Escola Bilíngue Pueri Domus possui quatro unidades: Verbo Divino (Chácara Santo Antonio), Itaim Bibi, Aclimação e Aldeia da Serra (Barueri), oferecendo todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

A escola apresenta uma proposta pedagógica que responde às expectativas de uma formação integral, dinâmica, comprometida com as exigências acadêmicas nacionais e internacionais, assim como o desenvolvimento de habilidades para a vida. Para tanto, pauta-se nas diretrizes das Escolas Associadas da Unesco, valendo-se de metodologias ativas e de recursos didáticos que respondem ao modelo de aprendizagem contemporâneo.

Integrando os currículos brasileiro e americano, o Pueri Domus utiliza uma Matriz de Aprendizagem Bilíngue que atende as exigências curriculares oficiais, proporcionando conexão de conhecimentos, superando a diversidade linguística, ao mesmo tempo em que leva à fluência de um segundo idioma e à compreensão multicultural do mundo.

O Pueri Domus sabe que a formação do cidadão do século 21 inclui o desenvolvimento de habilidades que vão além da aquisição de conhecimento. Por isso põe em prática em suas unidades o Programa CORE, envolvendo desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e, posteriormente, o Ensino Médio, propondo situações didáticas que proporcionam reflexão sobre: autoconhecimento e desenvolvimento, iniciativa e criatividade, atitudes e habilidades de liderança e formação cidadã.

Metodologias ativas garantem que os alunos estejam mais envolvidos e atuantes em seu processo de aprendizagem, tornando sua estada na escola mais significativa e comprometida. Para isso, o Pueri Domus utiliza estratégias como Design Thinking, Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida e experiências que permitem às crianças e jovens colocarem a “mão na massa” e testarem seus conhecimentos em situações práticas. A aula ganha uma nova dinâmica na qual o aluno é mais ativo, articulando e organizando o conhecimento, e o professor é o curador e orientador desse processo.

No Pueri Domus, as tecnologias são usadas para fomentar as aprendizagens e ampliar o contato das crianças e jovens com as diversas linguagens. O programa de Coding, inserido na grade curricular a partir do Ensino Fundamental, auxilia o aluno a desenvolver competências para o trabalho colaborativo, a autonomia, a crítica e a autocrítica, a autoria e a autoformação, mediadas por tecnologia. O curso é baseado em três pilares: cidadania digital, ciência da computação e tecnologia da informação.

Por este e outros motivos, o Pueri Domus faz parte de um seleto grupo de escolas brasileiras contempladas com o selo Apple Distinguished Program, que reconhece mundialmente projetos que se destacam pela inovação, pela excelência e pela liderança no setor educacional. Para ser reconhecida pela Apple, as escolas passam por uma rigorosa avaliação que considera quesitos como: liderança visionária, ensino e aprendizado inovadores, formação continuada de professores, evidências de sucesso comprovadas e ambiente de aprendizagem flexível.

No Pueri Domu,s até mesmo os espaços físicos são cuidadosamente elaborados como parte da educação. As salas de aula comportam mesas de trabalho coletivo e são ricas em estímulos bilíngues. As unidades possuem espaços de convivência confortáveis e que proporcionam socialização e troca de experiências e os espaços Pueri Maker – ambientes equipados com impressoras 3D, kits de automação, MacBooks e outras ferramentas que favorecem o trabalho com conceitos de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A escola busca ampliar o repertório social e cultural dos estudantes promovendo vivências como: estudos do meio, grupos de discussões, simulações de fóruns de organizações internacionais, como a ONU, e outras atividades que promovem a reflexão sobre problemas da realidade, despertando a consciência social e ambiental.

O Pueri Domus é pioneiro na implantação de um laboratório audiovisual inspirado nos YouTube Spaces: o Pueri VideoLab. O espaço está à disposição dos alunos para que eles possam criar e produzir conteúdos de áudio e vídeo tanto para projetos acadêmicos ou extracurriculares, com equipamentos modernos e monitoria profissional. A iniciativa rendeu à escola o Prêmio Aberje 2016, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

No campo das Ciências, por meio do projeto Olho de Prata, os alunos usam metodologia de pesquisa e são desafiados a definir e criar um experimento ou produto cujo funcionamento possa ser explicado por conceitos biológicos, físicos ou químicos. A qualidade dos projetos faz com que a escola participe anualmente da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) na USP.

IB Diploma

O Pueri Domus foi a primeira escola brasileira credenciada pelo International Baccalaureate (IB), fundação sem fins lucrativos que oferece programas de educação internacional para alunos de todo o mundo, que visam ao desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional, assim como as habilidades de viver, aprender e trabalhar num mundo globalizado.

A escola é autorizada a ministrar o IB Diploma Programme (IBDP) e é credenciada para encaminhar seus alunos para exames da IB Organization, alcançando excelentes resultados. O programa traz as melhores práticas pedagógicas de vários países e contribui para que os alunos desenvolvam a proficiência na língua estrangeira e, principalmente, uma atitude crítica e ativa perante questões sociais, locais e globais.