Qual o significado da educação? Como reconhecer o que é realmente significativo e o que será importante para o aluno agora, em um futuro próximo e para a vida toda?

A Prima Escola é um espaço educativo com mais de 37 anos dedicados a um projeto educacional que alia sua área verde com o planejamento psicopedagógico dos espaços internos e que reúne profissionais experientes em torno do bem-estar da criança.

Tendo por fundamentação o legado da Doutora Maria Montessori, que se baseia na observação da natureza da criança, a Prima Escola Montessori de São Paulo trabalha com a expressividade, a cultura de paz, a criatividade, a diversidade cultural e a competência acadêmica – requisitos fundamentais para a vida em coletivo, agora e sempre.

A Prima atende do Berçário ao 9º ano do Ensino Fundamental, focando na formação de um ser inteiro, com espaço para crescer emocional e intelectualmente. Um espaço que motiva a criança e dá tranquilidade aos pais.

O diferencial de uma escola Montessori, diante do currículo comum às demais escolas, está, sobretudo, nas estratégias utilizadas para transformar essa proposta curricular em conhecimento e experiências reais.

Maria Montessori defendeu a tese de que a criança deve ter um papel ativo e criativo no próprio aprendizado. E assim acontece na Prima Escola Montessori de São Paulo, que segue os Parâmetros Curriculares Nacionais sem perder de vista as características individuais de seus alunos.

Os educadores montessorianos provocam em seus alunos o exercício da argumentação e das relações entre as diversas áreas. Observar, refletir e agir – esta é a sequência das ações do mestre montessoriano, cuja prática exige conhecimento científico obtido por muito estudo e preparação.

A proposta da Prima Escola integra, também, dois dias de período integral na Educação Fundamental para que se ofereça um currículo com quatro aulas semanais de Inglês e Filosofia (baseada no projeto de Mathew Lipmann), garantindo, assim, possibilidades de desenvolver o pensar e adquirir comunicação em inglês.

Por intermédio das experimentações e orientados por guias competentes e solícitos, os alunos estabelecem rotas de aprendizagem. Esse modelo de educação só pode acontecer em uma atmosfera democrática, na qual aprender é um desafio e um prazer.

Leitores contumazes, os alunos da Prima Escola, desde cedo, aprendem a fazer escolhas, a ter critérios e a estabelecer prioridades. Suas habilidades pessoais são valorizadas desde a primeira infância, através da disciplina de Vida Prática, que tem entre seus objetivos a construção da independência, da organização, do uso de sequências, a coordenação visomotora, civilidade, concentração e atenção.

• Período:Manhã, Tarde, Integral, Semi Integral