Fundada em março de 1970, a Escola Tio Juca alicerçou sua ação educativa na mais importante pessoa que existe no ambiente escolar: o aluno, que tem uma preponderância intensa e imensa nos planejamentos e na didática de sala de aula.

Dessa maneira, os princípios que norteiam as reflexões e ações da Escola Tio Juca são:

• Olhar para as crianças. Mais ainda, lançar vários olhares para elas para dar a infância que querem e merecem – um espaço/tempo em que seus anseios e pensamentos são considerados e valorizados;

• O aluno é o protagonista legítimo e deve ter voz e possibilidade de escuta. A escola pondera que a infância não é uma preparação para a vida adulta. Crianças são agentes ativos, produtores de cultura e contribuem para a produção do mundo adulto. Crianças pensam e agem. As experiências que terão nesta fase, estas sim, refletirão na vida adulta;

• A metodologia consistente deve contemplar a criança e seu universo;

• Valorizar a socialização construtiva entre pais, crianças, professores e a Escola, partindo-se do acolhimento e aproximação;

• A criança deve aprender a acolher também os seus pares, sabendo-se da emoção que a interação determina;

• A Escola é um espaço de relações, mediações e de diálogos afetivos e sensíveis; e

• A conexão entre afetividade e inteligência pode gerar segurança e confiança no aluno.

Existe uma sintonia entre os princípios que são abraçados e a ação em sala de aula. São os professores que, em um ambiente equilibrado e preparado, propiciam atividades que desenvolvam a alegria, a expressão, a criticidade e o empreendedorismo infantil.

O aluno vai refletir, repensar, opinar, discutir sobre sustentabilidade ambiental, cidadania e ética e, assim, empreender para repensar suas condutas para a construção de uma nova realidade.

Como os professores devem entender tanto de seres humanos e estágios de desenvolvimento, como de planejamentos e conteúdos, a Escola Tio Juca pretende deixar marcas em seus alunos das situações vividas no ambiente.