Passar pela porta de entrada do Vértice e ser envolvido pelas famosas paredes amarelas significa mais do que saber sobre a quantidade de salas, o número de carteiras, as dimensões de seus espaços físicos. Trata-se de conhecer aquilo que de fato é o Vértice: um lugar acolhedor, onde os alunos têm o prazer de estar.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a equipe pedagógica e de Orientação Educacional enxerga e trabalha o aluno de forma integral e individualizada, desenvolvendo as potencialidades de cada um. Essa atuação, que preza pelo respeito, autonomia, coletividade, empatia e responsabilidade, é o que faz do Vértice uma das instituições de educação básica mais bem-conceituadas do País.

Em linha com as novas demandas de um mundo em conexão, a formação dinâmica no Vértice coloca o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. As crianças e adolescentes vivenciam diferentes experiências interdisciplinares, que fazem parte dos pilares de atuação da escola: Formação Humana, Conteúdo, Cultura, Ciência e Tecnologia, Esporte e Ação Comunitária.

O sucesso dessa metodologia própria de ensino pode ser avaliado pelo alto índice de aprovação dos alunos nos mais importantes vestibulares nacionais e internacionais, e pelo fato de, desde 2005, estar entre as escolas melhores colocadas no Enem.

VérticeMundo

A transformação do conhecimento em saber se dá muito além da sala de aula. Por isso, os alunos são desafiados constantemente a aplicar o que aprendem e a ampliar sua visão de mundo. Dentro dessa proposta, o Vértice é membro das Escolas Associadas da UNESCO, cujo objetivo principal é promover a troca de boas práticas entre educandos e instituições de ensino de vários países.

O Colégio também possui uma importante parceria com o Instituto Goethe para o ensino extracurricular do idioma alemão.

Alunos da Educação Infantil e Fundamental I têm a possibilidade de imersão em inglês, através do Período Complementar. Com uma programação bilíngue, no período oposto ao de aulas, as crianças se desenvolvem com atividades lúdicas como o circo, teatro e contação de histórias, ministradas em inglês.

Como parte das iniciativas que visam formar um cidadão crítico, atuante e consciente, a Ação Comunitária do Vértice incentiva o olhar ao próximo e a prática da solidariedade, por meio de ações e campanhas, coordenadas pelos próprios alunos, em prol de um mundo melhor e mais empático.

Nessa linha, o trabalho de Orientação Vocacional, realizado durante o Ensino Médio, também propõe aos alunos um universo de possibilidades e vivências. Por meio de um acompanhamento personalizado, o Colégio oferece suporte para que o estudante reflita sobre seu futuro e consiga fazer uma escolha mais segura da sua profissão e projeto de vida. Esse aluno conta ainda com aulas eletivas, nas mais variadas áreas do conhecimento.

VérticeTec e VértiCientífico

Ainda falando em formação integral, duas importantes frentes compõem o currículo, desde a Educação Infantil. Iniciativas como aulas interativas com tablet, robótica, programação, ética e cidadania digital, Feira de Ciências, produção de artigos científicos, experimentos em laboratório e atividades de campo, permitem ao aluno a aquisição de ferramentas e conhecimento para as demandas atuais e do futuro.

VérticEsporte

Em todos os segmentos, os alunos são estimulados a praticar atividades e exercícios que auxiliam o desenvolvimento de consciência corporal, coordenação motora, espírito de equipe e disciplina. Campeonatos, festivais esportivos, treinos gratuitos, em diversas modalidades, e a troca de experiências com atletas profissionais, fazem parte da rotina escolar.

VérticeCultural

As atividades culturais também possuem espaço garantido no Vértice. Periodicamente, o Colégio promove grandes musicais produzidos por profissionais renomados, e nos quais os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I são os atores. Assim, a escola busca estimular habilidades artísticas, físicas, sociais e emocionais das crianças.

Em sua atuação para a Comunidade, o Espaço Cultural Vértice oferece, por meio de cursos e palestras, conhecimento cultural para a formação complementar ao aprendizado escolar, desenvolvimento humano e aprimoramento contínuo para todas as faixas etárias. A Escola de Pais e Escola de Avós, por exemplo, contam com uma programação especial para as pessoas que se interessam em debater temas atuais sobre família e educação.

Pela sua trajetória e valores, o Colégio Vértice é muito mais do que um espaço pedagógico envolto por paredes amarelas. Além de cumprir sua missão educacional, a escola tem também o compromisso de formar jovens aptos a transformar conhecimento em sabedoria, e a fazer melhores escolhas para si e para o mundo.