Em 2020, o Colégio São Luís (CSL) mudará para sua nova sede, em uma grande área próxima ao Parque do Ibirapuera, pulmão verde de São Paulo. O projeto arquitetônico foi concebido para favorecer a proposta de formação integral dos estudantes e o desenvolvimento pleno das inovações pedagógicas que já estão acontecendo no Colégio desde 2016.

O rumo dessa significativa mudança é um caminho de inovação para o qual a Companhia de Jesus tem direcionado todas as mais de 2 mil unidades de ensino em 60 países. As diretrizes estão reunidas no Projeto Educativo Comum (PEC), documento apresentado pela Rede Jesuíta de Educação no Brasil como um convite e um apelo para transformar os colégios jesuítas do País em centros de aprendizagem integral, renovando espaços e tempos escolares para que respondam melhor aos desafios contemporâneos e ao novo perfil de estudantes.

As premissas consideradas na concepção do prédio foram: diversidade e flexibilidade dos espaços de aprendizagem, incentivo à aprendizagem individual e em grupo, horizontalidade, integração visual dos ambientes, transparência, valorização do verde e do natural, sustentabilidade, conforto acústico e térmico.

Além de um espaço projetado para aprender e de recursos tecnológicos avançados, a partir de 2020, o Colégio São Luís implementará o currículo integral em tempo integral para todos os estudantes. O currículo, que já tem uma perspectiva integral hoje, será enriquecido para melhor trabalhar todas as dimensões que precisam ser desenvolvidas nas crianças e nos jovens. A excelência acadêmica, aliada à formação humanista, marca o trabalho dos jesuítas, preparando os jovens para ocupar uma posição transformadora na sociedade.

A matriz incluirá, entre outras frentes: aulas regulares das diferentes áreas de conhecimento, atividades de formação cristã e cidadania, atividades culturais e esportivas, programas de acompanhamento do projeto de vida e de orientação vocacional, tempo de convivência e estudo e aulas eletivas. A carga horária das aulas de inglês será ampliada de tal maneira que todos os alunos adquiram um nível de proficiência que permita a participação no Programa de Certificação Internacional (International Baccaulareate – IB) quando chegarem ao Ensino Médio.

O foco no desenvolvimento de habilidades e competências da proposta do Colégio fortalece a autonomia e o protagonismo do estudante. A aprendizagem por projetos tem sido utilizada como recurso didático que favorece a educação de estudantes ativos e responsáveis, desenvolvendo, desde os primeiros anos da vida escolar, competências necessárias aos profissionais do século 21. A utilização das metodologias ativas é uma inovação didática que não diminui o rigor ou a qualidade da aprendizagem dos conteúdos, apenas garante que o estudante aprenda de maneira mais eficaz e significativa.

Conheça mais sobre o Projeto CSL 2020: www.saoluis.org/csl2020.