O Colégio Maria Imaculada iniciou suas atividades em 1936, quatro anos após a chegada das Irmãs Concepcionistas a São Paulo. A tarefa de educar para essas religiosas sempre consistiu em promover o desenvolvimento equilibrado da mente e do coração. As Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino estão presentes em 17 países, em diversas Obras Sociais, com mais de 70 instituições de ensino e mais de 30 mil alunos.

A educação ministrada pelo Colégio Maria Imaculada traz implícita uma concepção do homem, de Deus e da sociedade. Tem como objetivo oferecer à criança e ao jovem  o desenvolvimento nos aspectos físico, psicológico, intelectual, espiritual e social, juntamente com a ação da família e da comunidade.

A equipe pedagógica e administrativa, bem-preparada e de posse de recursos (materiais) pedagógicos consonantes com uma formação moderna e atual, vem cristalizando diariamente o sonho de sua fundadora: a educação integral de seus alunos, num clima de harmonia, disciplina, respeito e responsabilidade, tornando-os competentes para os desafios da vida cotidiana.

Nesse contexto, a excelência pedagógica se faz presente em todas as suas ações, promovendo nos alunos habilidades acadêmicas e pessoais que atendem às exigências de uma sociedade em constante transformação. Pode-se assim dizer que o objetivo principal é oferecer aos alunos uma formação intelectual e afetiva alicerçada numa vivência cristã.

Atualmente, no Colégio Maria Imaculada de São Paulo, são oferecidos os seguintes cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Para os alunos que necessitam permanecer no colégio por um período maior, mantém, além do curso regular, o Espaço Conviver, que atende crianças e adolescentes do Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental II, no contraturno.

O Colégio Maria Imaculada, em parceria com a International School, possui para os alunos da Educação Infantil ao 7º ano Ensino Fundamental um programa diferenciado para o ensino da Língua Inglesa, o Programa Bilíngue. Esse programa prepara os alunos para os exames de proficiência na Língua Inglesa da Universidade de Cambridge.