Fundado em 2002, o Colégio Johann Gauss atende alunos do Ensino Fundamental, priorizando a construção do conhecimento de forma sociointeracionista. Este trabalho é iniciado no Colégio Bosque Feliz, que se dedica à Educação Infantil.

A linha pedagógica do Colégio propõe o equilíbrio entre o prazer de aprender e uma formação acadêmica qualificada. Para tanto, o aluno precisa observar o mundo: cores, formatos, movimentos, espaços, organizações. É na infância que se cria o bom leitor, o bom escritor, o ser analítico e crítico.

O Colégio utiliza a Pedagogia de Projetos e a descoberta de múltiplas inteligências, desenvolvendo competências e habilidades. Os alunos se percebem como protagonistas na construção e transformação do conhecimento e da realidade, por meio da reflexão e discussão de temas atuais. Assim, o Colégio forma jovens cidadãos críticos e competitivos ante os desafios da sociedade.

Família + Escola

O Colégio Johann Gauss/Bosque Feliz proporciona ao aluno um tratamento individualizado, em que a comunicação entre a família e a escola é preponderante. São realizadas reuniões com os responsáveis para discutir o crescimento e amadurecimento da criança, tanto em seu processo pedagógico quanto comportamental.

Durante o ano, acontecem vários eventos culturais e esportivos com a participação dos pais, para que esses vivenciem a escola junto com seus filhos, a escola interaja com as famílias e os alunos mostrem seu desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento.

Diferenciais

As classes têm um número reduzido de alunos, o que torna o ensino mais individualizado; o período integral é flexível e conta com orientação de estudos e de lição de casa, atividades recreativas e acompanhamento das refeições. Também são oferecidos cursos de férias em janeiro e julho, aulas de recuperação semanais a partir do 4º ano e aulas de Educação Financeira, Empreendedorismo, Ética e Cidadania, desde o 1º ano.

Outro destaque fica por conta da alimentação. Os cardápios são elaborados por nutricionista em tempo integral, com inclusão de frutas, legumes e verduras, lanches feitos sem gordura e na chapa e salgados assados. Não há refrigerante e balas.

O Colégio Johann Gauss/Bosque Feliz ministra aulas de Inglês a partir de 1 ano de idade e de Alemão a partir dos 5 anos, com aplicação do primeiro Exame de Proficiência em Língua Alemã (A2) no 9º ano. Para os alunos novos, há aulas semanais gratuitas de adaptação.

A partir dos 3 anos de idade, os alunos participam de aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação. A instituição mantém aulas de Educação Tecnológica e Robótica, com material da LEGO Education, que estimula a habilidade criativa, emocional, social, motora, além de conceitos da ciência, matemática e linguagem. Utiliza, ainda, o software P3D desenvolvido pela USP nas áreas de Ciências, História e Geografia, e conta com a parceria do Google for Education.

• Período:Manhã, Tarde, Integral