O Colégio Itatiaia nasceu em 1980, quando sua fundadora decidiu criar uma escola na qual as crianças pudessem aprender a explorar seu próprio mundo, brincando com alegria, assim como ela fazia no sítio de seu avô, em Itatiaia. Orgulha-se de ter educado mais de 5 mil crianças da forma mais individualizada possível.

Referência em Berçário e Educação Infantil, a proposta pedagógica do colégio parte do princípio de que aprender pode e deve ser divertido. Assim, o aprendizado acontece em meio às experiências que a criança vive no dia a dia, de forma lúdica, festejando as conquistas e os bons momentos – coletivos ou individuais.

Estruturada em projetos, a metodologia própria foi desenvolvida a partir da prática, de constante atualização acadêmica e de pesquisas, estas também realizadas internacionalmente
(in loco) em visitas a 40 escolas de referência em 10 países: Finlândia (Helsinque e Saunalahti), Canadá, Polônia, EUA (Califórnia), China (Hong Kong, Pequim e Xangai), Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Rússia e Itália (Reggio Emilia). Durante o planejamento pedagógico, são consideradas diferentes abordagens e teorias educacionais (Construtiva, Socioconstrutiva, descobertas da Neurociência, Fenomenologia, Holística, Reggio Emilia, Montessori).

No Colégio Itatiaia, ocorrem o treinamento e a capacitação permanentes da equipe, a qual está em atualização acadêmica constante, inclusive por intermédio de estudos e pesquisas realizadas internacionalmente. As aulas de música, educação física, ballet, judô, expressão corporal e inglês são ministradas por educadores especializados, e a preocupação com os serviços prestados também se estende aos parceiros e fornecedores, todos qualificados e criteriosamente escolhidos.

A multiculturalidade é extrema-mente valorizada com o projeto bilíngue EAL for Kids – English as an Acquired Language, para aprendizagem do segundo idioma, o Inglês. Os pilares do ensino bilíngue do Colégio Itatiaia são:

• Referência – metodologia com foco em Educação Infantil, baseada em projetos e no CEFR (Common European Framework of Reference);

• Frequência – atuação do educador bilíngue todos os dias, em ambos os períodos, em pequenos grupos. O tempo de permanência nas atividades aumenta gradativamente, conforme a idade da criança;

• Consistência – profissionais bilíngues planejam as atividades e avaliam o projeto constantemente. Toda a equipe é amparada por um amplo repertório de materiais didáticos;

• Qualidade – profissionais certificados pela Cambridge English Proficiency e que frequentam um programa de desenvolvimento regular, conduzindo propostas pedagógicas lúdicas adequadas para cada faixa etária.

Atualmente, o Colégio Itatiaia conta com oito acolhedoras unidades em São Paulo, especializadas em Berçário e Educação Infantil (de 4 meses a 6 anos) com a extensão até o Ensino Fundamental I (de 7 a 9 anos) numa delas. As unidades funcionam em unicidade, oferecendo inovação, diversidade e melhores práticas pedagógicas para a criança. Uma escola que atua como uma pequena família, mas que conta com uma grande estrutura.