Fundado em 1916 e mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, uma associação de pais sem fins lucrativos, o Colégio Humboldt, escola de encontro das culturas brasileira e alemã, conta com mais de um século de existência e caracteriza-se pela alta qualidade de ensino, reconhecimento internacional e educação baseada na compreensão e no respeito a fim de preparar seus alunos para viver em uma sociedade globalizada e competitiva.

Instalado em local privilegiado de 60 mil metros quadrados, com 16 mil metros quadrados de área construída, o colégio dispõe de ampla área verde, instalações com alta tecnologia e uma das mais completas infraestruturas esportivas do Brasil, com ginásio poliesportivo, salas de ginástica, danças e lutas, cinco quadras poliesportivas, pista de atletismo e piscinas semiolímpica e infantil.

A instituição oferece dois currículos: um, essencialmente brasileiro, no qual o alemão é lecionado como idioma estrangeiro; e outro, predominantemente alemão, reconhecido pelo MEC, no Brasil, e pelo governo alemão.

Em ambos os currículos, os alunos estudam o idioma alemão desde o Maternal. Aos que ingressam ao longo dos anos, são oferecidas aulas de adaptação. As aulas do currículo alemão são ministradas, em grande parte, nesse idioma. Esse currículo possibilita a preparação para o Abitur, qualificação para o ingresso no ensino superior na Comunidade Europeia e, em especial, na Alemanha, onde o ensino superior é gratuito.

O projeto BiLi (ensino bilíngue desde o Maternal), iniciado em 2014, oferece, desde cedo, estímulos em alemão e português. A proposta se baseia em professoras de referência que se comunicam com os alunos cada qual em uma das línguas. O aluno convive e vivencia ambos idiomas em situações reais e concretas do dia a dia, assim, a alfabetização acontece de forma natural.

O colégio promove também o estudo de outras línguas modernas, como o inglês e o espanhol, e de suas respectivas culturas. A ênfase em idiomas é um diferencial da instituição, que organiza mais de seis tipos distintos de viagens de intercâmbio cultural e esportivo para dar aos jovens a experiência internacional, não apenas na utilização do idioma aprendido na escola, mas também na vivência da realidade cultural de outro país. Por meio de um programa de certificação, o aluno conclui o Ensino Médio com fluência em português, alemão e inglês, e pode, segundo seu interesse, atingir o nível B2 do Espanhol.

Projetos como Jugend Debattiert (Jovens debatem) desenvolvem, nos jovens, a capacidade de defender, em língua alemã, suas opiniões sobre temas atuais previamente determinados, debatendo-os em tempo estipulado perante plateia e jurados. Esses projetos desenvolvem habilidades e competências como argumentação, desenvoltura, concentração, atenção, respeito, foco e precisão; importantes para a formação de cidadãos autônomos.

A comunidade escolar considera fundamental que os alunos possam definir um bom projeto de vida. Nesse sentido, a escolha profissional e a busca pela melhor formação são parte importante desse processo. Por isso, no Ensino Médio, os alunos têm contato com profissionais das mais diferentes áreas, conhecem as ofertas de instituições de ensino superior, têm uma semana de prática de trabalho em diferentes organizações e são preparados para a participação de processos seletivos em português, alemão e inglês.

Egressos do Ensino Básico com bom conhecimento da língua alemã podem ingressar em um dos cursos da Humboldt Formação Profissional Dual, únicos no Brasil em sua forma, nas áreas de Logística e Administração. Essa formação, oferecida há mais de 37 anos, ocorre no sistema Dual alemão, alternando o aprendizado teórico na escola com a prática nas mais de 20 empresas multinacionais parceiras. A conclusão do curso ocorre em dois anos, quando o aluno recebe o diploma brasileiro e o alemão, reconhecidos no Brasil e em toda a União Europeia, que qualificam o estudante para o mercado de trabalho. Além disso, o aluno também recebe o certificado de Fachhochschulreife, que permite o ingresso no Ensino Superior na Alemanha.

No período da tarde, em um ambiente seguro e com instalações modernas, o colégio oferece cerca de 60 cursos com mais de 30 atividades extracurriculares diferentes a fim de propiciar um desenvolvimento mais pleno e uma formação mais completa aos alunos de todas as faixas etárias. Também no período vespertino, ou seja, do almoço às 17 horas, os alunos do Maternal ao 5º Ano podem frequentar o Período Extensivo, que tem programa próprio alinhado com o Projeto Pedagógico da escola e supervisão de professores exclusivos.